Yoga

Especialidade
A Yoga é uma prática milenar, de origem indiana, que integra corpo, respiração e mente. Nos dias atuais, muitos a praticam levando em consideração somente seus benefícios do ponto de vista físico. Entretanto, esses vão mais além, o que a torna uma prática indicada às pessoas que buscam ou que querem manter uma vida saudável.

  • Elementos Principais
  • Quais são as técnicas ensinadas?
  • Como são as aulas?
  • Quantas vezes por semana devo praticar?
  • E se eu não conseguir fazer todos?
  • E se eu não conseguir sequer tocar os dedos dos pés?
  • Posso comer antes da prática?
  • O que devo vestir para praticar?
Elementos Principais

Pranayama
Respiração consciente. Várias técnicas de respiração procuram mobilizar e reciclar as reservas de energia do organismo.
Ásanas (Posições)
São a base do Yoga físico. Consistem de várias posições, subdivididas em flexão, rotação, inversão, extensão e equilíbrio. Estas posições permitem o fortalecimento e alongamento de grupos musculares; orientam o alinhamento do corpo e atuam sobre o funcionamento de órgãos internos.
Vinyása (Seqüências)
Encadeamento contínuo e fluente de posições, permitindo que a prática seja realizada sem interrupções.

Quais são as técnicas ensinadas?

Duas técnicas são praticadas na Clínica Axis: Power Yoga e Yoga Tradicional.

• Power Yoga: Power Yoga é uma combinação de movimentos fortes e fluidos, realizados em sincronia com uma respiração dinâmica. Movimentos e posições gradualmente elevam a temperatura do organismo e aumentam a atividade cárdio-respiratória. 0 equilíbrio entre exercícios de força e flexibilidade produzem um corpo harmonioso e ágil. Apesar do nome, Power Yoga também tem origem na índia. Esta técnica é uma forma de Hatha Yoga baseada em duas outras correntes: Ashtanga Vinyása Yoga e lyengar Yoga. A combinação dessas duas técnicas produz um Yoga desafiante e dinâmico.

• Yoga Tradicional: Yoga Tradicional segue um ritmo mais tranqüilo, de acordo com as possibilidades individuais e com ênfase na respiração, flexibilidade e redução de tensões. É a melhor opção para os iniciantes e pessoas com dificuldades para realizar uma prática vigorosa. 0 Yoga tradicional também permite o aprendizado consistente de posições e princípios dessa técnica, servindo como uma etapa para práticas mais intensas.

Como são as aulas?

Em geral começamos com movimentos suaves para despertar o corpo. Passamos para as seqüências de “Saudação ao Sol” que aquecem músculos e articulações e aumentam a resistência física. Em seguida trabalhamos, os ásanas (posições de Yoga), e vinyása (seqüências de posições). A respiração acompanha cada movimento, aumentando a intensidade da prática e mantendo o calor necessário para alongar e alinhar músculos e articulações. A aula termina com relaxamento e meditação, que nos permite absorver os efeitos da prática.

Quantas vezes por semana devo praticar?

O melhor é praticar todos os dias, se possível. Duas práticas por semana podem produzir um bom resultado a médio prazo. Praticando três ou quatro vezes na semana, você adapta seu corpo muito mais rapidamente, o que é muito estimulante. É importante lembrar que as posturas de Yoga podem oferecer alguma dificuldade, e que é preciso tomar cuidado e obedecer sempre os limites de seu corpo para evitar distensões musculares e outros riscos. A regularidade á fundamental para se obter resultados.

E se eu não conseguir fazer todos?

Nenhum de nós consegue fazer todos os exercícios. Se você ficar perdido durante a prática, pare por um momento e observe as pessoas que estão ao seu lado. Dificuldades de adaptação são comuns nas primeiras semanas, pois não estamos familiarizados com os exercícios. Após algumas práticas, você será capaz de acompanhar perfeitamente o ritmo da aula.

E se eu não conseguir sequer tocar os dedos dos pés?

Para começar a praticar Yoga, a única coisa que você precisa ter é uma mente flexível. Com tempo e paciência, a flexibilidade física e a força virão. No Power Yoga trabalhamos dentro dos limites de cada um e nosso principal objetivo é desenvolver a aceitação em relação ao próprio corpo.

Posso comer antes da prática?

É melhor não. Dê um intervalo de pelo menos duas horas entre uma refeição e a aula. Opte por comer uma fruta ou algo leve se for necessário se alimentar antes de praticar.

O que devo vestir para praticar?

Use roupas leves e próprias para exercícios. Uma camiseta com bermuda, short ou calça de moleton é suficiente. Praticamos com os pés descalços. É importante que a roupa seja confortável e visualmente agradável. Isso aumenta nossa vontade de praticar.

Sua vida em equilíbrio.

Responsável técnico Unidade Alto de Pinheiros:
Dr. Eduardo Bracher CRM 66.050

Responsável técnico Unidade Itaim Bibi:
Dr. Gilson Tanaka Shinzato CRM 64.150

As informações em nosso site têm caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Unidades

Alto de Pinheiros
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 755
Próximo à Praça Panamericana e Parque Vila Lobos
Telefone: (11) 3819-7962
Whatsapp: (11) 98761-0523
Clique aqui e saiba como chegar

Itaim Bibi (Tratamento por Ondas de Choque)
R. Joaquim Floriano, 466
Ed Brascan Century Offices
10o andar – Conjunto 1006
Telefone: (11) 3071-3889
Whatsapp: (11) 95806-9589 
Clique aqui e saiba como chegar

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela