Tratamento por Ondas de Choque

O que são ondas de choque (Toc)

Tratamento por ondas de choqueOndas de choque são ondas sonoras de alta energia, geradas pela expansão brusca de gases ou líquidos. Trata-se de um fenômeno físico bem conhecido na natureza. Exemplos seriam os trovões, que são ondas de choque geradas pelos relâmpagos, e o barulho gerado por aviões supersônicos ao ultrapassarem a barreira do som.

Em medicina, as ondas de choque foram utilizadas inicialmente em litotripsia, o tratamento não invasivo para fragmentar cálculos renais.Observou-se então que este tratamento tinha efeitos sobre o sistema músculo-esquelético, o que levou pesquisadores a modificá-lo e verificar seu efeito sobre a pele, ossos, músculos, tendões e ligamentos.

As ondas de choque atravessam a pele e agem nos tecidos profundos. Elas normalmente são sentidas pelo paciente quando atingem o tecido que se deseja tratar.

Quais são os tipos de ondas de choque utilizadas para o tratamento da dor músculo-esquelética na Axis?

Tratamento por ondas de choque

O TOC para afecções do sistema músculo esquelético na Axis é realizado com um aparelho que produz duas modalidades de ondas:

a) Ondas focais: são geradas através da produção de um impulso eletromagnético, que é então transformado em ondas sonoras, as quais convergem para um ponto específico entre 1,5 e 5,0 cm de profundidade, onde ocorrem os efeitos fisiológicos.

Tratamento por ondas de choque

b) Ondas radiais: são geradas através de um sistema pneumático, que produz ondas sonoras divergentes (radiais), como o movimento da água quando jogamos uma pedra em um lago. A energia das ondas radiais age em tecidos mais superficiais do corpo humano.

Quais são os efeitos do TOC no organismo?

Tratamento por ondas de choque

Há um grande número de pesquisas sobre TOC e vários efeitos fisiológicos foram observados. O resultado terapêutico é normalmente atribuído a três efeitos principais:

a) Analgesia: quando ondas de choque são aplicadas sobre a região afetada, inicialmente observa-se a reprodução da dor. Gradualmente, há uma redução do desconforto e, após alguns minutos, a pessoa pode não sentir mais nenhuma dor no local. Isto é observado rotineiramente durante o tratamento. Acredita-se que este efeito ocorra devido à inibição das fibras nervosas que transmitem o impulsos dolorosos (nociceptores).

Tratamento por ondas de choque

b) Efeito anti-inflamatório e angiogênico: as ondas de choque estimulam a produção de óxido nítrico, uma substância que tem ação antiinflamatória e também promove a formação de vasos sanguíneos. Acredita-se que a redução da inflamação tenha um efeito de curto prazo na melhora da dor, enquanto a formação de novos vasos facilita a regeneração tecidual.

c) Regeneração tecidual: ocorre também devido ao estímulo mecânico das ondas de choque sobre as células, que estimula o metabolismo celular e promove a multiplicação e diferenciação das células.

Como é realizado o tratamento?

Tratamento por ondas de choque

O TOC é realizado por um médico, com a utilização de um sistema gerador de ondas de choque. Na Axis, as sessões têm duração de até uma hora. Os impulsos são transmitidos pelo cabeçote do aparelho aplicado sobre a pele, com a utilização de um gel comum. O rastreamento dos pontos dolorosos é feito através do deslizamento deste cabeçote. As variáveis são o tipo de onda gerada pelo aparelho (focal ou radial), a profundidade e a intensidade dos impulsos.

O tratamento envolve uma interação permanente entre médico e paciente, pois o paciente orienta continuamente o médico sobre a localização e intensidade dos sintomas que o tratamento está produzindo, o que permite ao médico direcionar e modular a intensidade dos impulsos. O médico, por outro lado, define a intensidade e profundidade dos impulsos baseado na sensibilidade do paciente e nas características anatômicas do tecido que está sendo tratado.

O tratamento é inicialmente direcionado para as áreas que mais incomodam o paciente. É comum a identificação de outras áreas afetadas, que reproduzem os sintomas. Assim, o tratamento procura inativar os pontos dolorosos referidos pelo paciente e identificados durante o tratamento.

As sessões são agendadas em intervalos semanais ou quinzenais. O tratamento costuma ser concluído em até cinco sessões, mas pode se prolongar em casos mais complexos. De uma maneira geral, espera-se que efeitos terapêuticos claros sejam observados pelo paciente em até três sessões. Caso contrário, deve-se cogitar a reavaliação da condição clínica e a adequação da indicação do tratamento.

Que condições podem ser tratadas?

Tratamento por ondas de choque

Estudos clínicos indicam que o TOC é especialmente eficaz para o tratamento de afecções de tendões e suas inserções, fáscias, ligamentos e bursas. Dores miofasciais e lesões musculares também são tratadas com bom resultado. Afecções ósseas, como periostites e fraturas de estresse também são indicações formais para o tratamento, conforme relacionado abaixo.

• Quadris: bursite trocanteriana, tendinite de glúteos ou isquio-tibiais, dor miofascial da musculatura da cintura pélvica
  • Ombros: bursite subacromial, síndrome do manguito rotador, tendinite do supra e infraespinal, artrose acromioclavicular
  • Joelhos: tendinite patelar, síndrome da pata de ganso, síndrome fêmoro-patelar
  • Tornozelo e pé: tendinite de calcâneo (tendinite de Aquiles), fascite plantar, lesões ligamentares (entorses)
  • Cotovelo: epicondilite ulnar e radial (cotovelo de tenista)
  • Coluna: cervicalgia associada à dor miofascial, dor sacro-ilíaca e dor lombar miofascial

Contraindicações e efeitos adversos

O TOC não deve ser realizado em locais tratados com infiltração por corticóides por até seis semanas. Adicionalmente, outras contra-indicações incluem tumores malignos, tromboses e infecções, entre outras.

É comum a ocorrência de dolorimento na região tratada, durante as primeiras 48 horas após o tratamento. Entretanto, este efeito costuma diminuir no decorrer das sessões. O uso de TOC radial também pode gerar petéquias na pele, ou pequenas manchas vermelhas, que desaparecem em alguns dias.

Maiores informações:

Responsável Clínico: Dr. Eduardo Sawaya Botelho Bracher CRM 66.050

© 2006 - 2016 - Axis Clínica - Clínica de Coluna - Alto de Pinheiros - São Paulo - Todos os direitos reservados