A Quiropraxia é uma nova profissão na área da saúde no Brasil. Criada há mais de um século nos Estados Unidos, a Quiropraxia desenvolveu-se inicialmente nos países de língua inglesa (EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália). Na última década houve uma grande expansão em diversos países, com a criação de novas faculdades na Dinamarca, Nova Zelândia e Japão. Em 2000, duas faculdades de Quiropraxia iniciaram suas atividades no Brasil, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, ambas vinculadas a centros universitários.
As principais condições tratadas com Quiropraxia são:
A Quiropraxia também pode ser usada com uma forma de tratamento terapêutico visando a manutenção saudável da mobilidade articular e para pacientes de todas as idades.
O tratamento, proposto após um exame clínico minucioso, consiste de três fases integradas:
Várias técnicas foram desenvolvidas para restaurar a movimentação livre e indolor.
A manipulação ou ajustamento articular é um movimento rápido e preciso normalmente acompanhado por um estalido. Após o ajustamento observa-se diminuição da dor, relaxamento muscular e aumento da mobilidade.
Após a localização de pontos responsáveis pela dor, são aplicadas várias técnicas para reduzir a dor e normalizar a função dos músculos acometidos.
Quadros dolorosos agudos (de origem recente) são acompanhados por inflamação e edema (inchaço). Nestes casos, são utilizadas técnicas suaves de mobilização e posicionamento das áreas afetadas para reduzir a dor rapidamente.
Aplicação de compressas frias e quentes, ultrassom e eletroterapia (ondas curtas, interferencial) tem um rápido efeito no alívio da dor.
Permanecer em atividade é uma orientação importante para pessoas com dores musculoesqueléticas. São prescritos exercícios para estabilizar e fortalecer as áreas afetadas, bem como alongamentos para aumentar a flexibilidade e diminuir a tensão muscular.
Durante o tratamento são oferecidas instruções sobre como manter uma postura e atividades adequadas para evitar recorrência de dor, levando em consideração o estilo de vida de cada pessoa.
A técnica Graston é um método de mobilização instrumental assistida (IASTM, Instrument Assisted Soft Tissue Mobilization). Utiliza-se de instrumentos de aço especialmente projetados para detectar e tratar de modo eficaz áreas que apresentem restrição tecidual ou inflamação crônica. Desta maneira, atua sobre os tecidos moles, possibilitando a liberação de cicatrizes e de fibroses.
Inicialmente os pacientes são tratados uma a três vezes por semana, com redução da frequência conforme a melhora dos sintomas. É comum os tratamentos durarem entre um e quatro meses.
O tratamento com quiropraxia procura restituir a função normal e indolor das áreas e segmentos acometidos por dor e limitação de movimento. É comum pacientes relatarem alívio da dor, redução da tensão muscular, melhora capacidade de movimento e melhor desempenho de atividades esportivas ou de vida diária.
Como todo método terapêutico, os tratamentos realizados por quiropraxistas têm indicações e contraindicações precisas. Quando realizado por profissionais qualificados, os riscos são muito baixos. Ao procurar um quiropraxista, certifique-se de que ele seja um membro da Associação Brasileira de Quiropraxia, formado por um curso universitário reconhecido pelo Ministério da Educação.