Chamado originalmente de Contrologia, o Pilates (nome de seu criador Joseph Hubertus Pilates, 1883-1967), recebeu diversas influencias entre elas a Hatha – yoga, exercícios gregos e romanos e a meditação Zen. Ao promover o equilíbrio entre corpo e mente, o Pilates proporciona a seus praticantes o aprofundamento da compreensão de seus corpos, tornando-os fortes, alongados e flexíveis. Os exercícios do Pilates restauram o corpo, melhoram a postura, minimizam as dores musculares e aumentam a flexibilidade. Além desses benefícios, previnem lesões e fortalecem os músculos proporcionando bem estar físico e mental. Sempre que aplicado por instrutores qualificados e certificados, e praticado com assiduidade e concentração, o Pilates proporcionará resultados sensíveis em algumas semanas.
Consiste na pratica de exercícios físicos fluidos, rítmicos e circulares integrados a respiração.
Criado na década de 70 por Juliu Horvath baseia-se nos princípios da yoga, tai-chi- chuan, natação e ballet, e são praticados em aparelhos Professional Pulley Tower, especialmente desenvolvidos para esse trabalho, ou diretamente no solo, em aulas denominadas Gyrokinesis.
A técnica melhora os estímulos aeróbicos e cardiovasculares, promovendo o rejuvenescimento neuromuscular.
Os equipamentos são inteiramente ajustáveis, atendendo as necessidades da maioria das pessoas, independentemente do tipo de corpo e do nível de força
A natureza espiralada e ondulada dos movimentos Gyrotonic, aumenta a capacidade funcional da coluna desenvolvendo e aperfeiçoando a percepção tri-dimensional que resulta num melhor equilíbrio para o corpo.