A fisioterapia é uma profissão da área de saúde que dispõe de diferentes recursos para manter e restaurar o movimento e a habilidade funcional do indivíduo.
Um tratamento fisioterapêutico é indicado toda vez em que o movimento e a atividade funcional estejam comprometidos, seja pelo envelhecimento, por lesões, por doenças, disfunções ou fatores ambientais.
Normalmente, os pacientes são encaminhados para a fisioterapia após a realização de um diagnóstico médico. Baseado neste diagnóstico, o fisioterapeuta realiza uma avaliação detalhada do paciente e estabelece o programa de tratamento.
Várias formas de tratamento podem ser utilizadas nas sessões individuais de fisioterapia, incluindo terapias manuais, aplicação de meios físicos, orientação postural e orientação de exercícios.
A RPG é um método fisioterapêutico que consiste na realização de posturas específicas de alongamento, que são mantidas por um determinado tempo. Durante a realização destas posturas busca-se um melhor alinhamento dos segmentos corporais, o que proporciona um trabalho muscular de alongamento e fortalecimento, bem como o melhor posicionamento das articulações. No decorrer do tratamento, o paciente consegue encontrar naturalmente uma postura mais adequada e harmônica.
A RPG parte da avaliação de grupos de músculos (cadeias musculares) responsáveis pela manutenção da postura. Durante a mesma, são identificadas alterações que podem estar interferindo na postura e originando os sintomas.
O método de Cadeias Articulares e Musculares G.D.S leva o nome da fisioterapeuta criadora do mesmo, Godelieve Denys Struyf. Trata-se de um método global que aborda de modo integrado o corpo físico, psíquico e emocional, baseando-se na avaliação da postura e dos gestos de cada indivíduo.
Durante as sessões são realizadas posturas associadas a técnicas manuais com o objetivo de equilibrar as cadeias musculares para que com isto os gestos sejam harmônicos, tanto do cotidiano quanto nas atividades físicas.
A cinesioterapia é a ciência que utiliza o movimento ou exercício como forma de tratamento.
Movimentos passivos e/ou ativos são orientados com o objetivo de ganhar amplitude articular, fortalecer e alongar os músculos, treinar equilíbrio e coordenação.
Diversos recursos podem ser utilizados como pesos, faixas elásticas, bolas, bem como, técnicas específicas como os métodos BALANCE e FASCIAL TRAINING®
Algumas modalidades de energia física podem ser aplicadas para complementar o tratamento, com o objetivo de diminuir a dor, a tensão e a inflamação, e/ou aumentar a força muscular.
São utilizados meios térmicos como ultrassom, micro-ondas, compressas frias e quentes, bem como a eletroterapia, através da aplicação de Corrente Interferencial, Estimulação Elétrica Transcutânea (TENS), Estimulação Elétrica Funcional (FES) e Laser.
A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica de terapia manual cujo principal objetivo é ativar a circulação linfática. Isto permite a redução do inchaço presente em algumas situações, como por exemplo, após uma entorse de tornozelo ou em casos pós-operatórios. A característica principal da DLM é o ritmo lento, a suavidade e a leve pressão com a qual é realizada.
A Crochetagem é uma técnica manual na qual se utiliza instrumentos em forma de gancho (crochet). Esta combinação mão-gancho permite acessar com maior profundidade e precisão a interface entres os tecidos, promovendo a restituição da mobilidade entre os mesmos, a qual encontra-se muitas vezes reduzida como nos casos de tendinopatia ou após lesões musculares.