A Fisiatria, também conhecida como Medicina Física e da Reabilitação, é uma especialidade médica que procura melhorar ou restaurar a capacidade funcional e a qualidade de vida de pessoas com incapacidade ou limitações funcionais devido a condições que afetam o cérebro, medula espinhal, ossos, músculos, ligamentos e tendões. Pacientes cuja limitação e/ou piora da qualidade de vida são causadas por síndromes dolorosas também são comumente tratados por fisiatras.
O objetivo da fisiatria é maximizar a independência dos pacientes para a realização de suas atividades de vida diária e a melhora da qualidade de vida.
Os fisiatras são especializados em desenvolver planos de tratamento centrados na condição clínica de cada paciente. Para tanto, utilizam-se tanto de novas tecnologias quanto tratamentos tradicionais com eficácia comprovada.
Fisiatras são médicos clínicos, ou seja, eles não realizam cirurgias. Entretanto, frequentemente realizam procedimentos para os quais estão habilitados, como infiltrações e técnicas de agulhamento.
Adicionalmente, fisiatras também realizam diversos procedimentos específicos para o tratamento da dor, como formas de manipulação articular, bem como tratamentos manuais com ou sem o uso de aparelhos. O Tratamento com Ondas de Choque é uma das técnicas utilizadas por Fisiatras devidamente habilitados para o tratamento de dores musculoesqueléticas.
Alguns fisiatras especializam-se na realização de exames diagnósticos, como a eletroneuromiografia.
Fisiatras frequentemente trabalham em um ambiente multidisciplinar, comumente coordenando equipes de
profissionais que atuam em conjunto com o objetivo de implementar planos terapêuticos para o tratamento de cada
paciente, de acordo com a condição clínica apresentada. Entre os profissionais da saúde que trabalham em coordenação com fisiatras, pode-se citar fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, bem como médicos ortopedistas, neurologistas, reumatologistas, cardiologistas e pneumologistas.
De uma maneira geral, os pacientes acompanhados por fisiatras apresentam condições que podem ser divididas em dois grandes grupos: pessoas com condições neurológicas, ou seja, com acometimentos do sistema nervoso central ou periférico; e pessoas com acometimentos do sistema musculoesquelético. Entre estes, a dor, restrição de movimentos e da mobilidade são os principais sintomas apresentados pelos pacientes.
Entre as pessoas com acometimentos do sistema nervoso, pode-se citar aqueles com acidentes vasculares cerebrais, lesões encefálicas e lesões medulares, entre outras.
Pacientes com acometimentos do sistema musculoesquelético apresentam um grande número de condições clínicas distintas. Entre aquelas mais comumente tratadas na Clínica Axis, pode-se citar as seguintes afecções:
É comum o tratamento fisiátrico englobar a integração de métodos terapêuticos realizadas pelos próprios fisiatras, com tratamentos realizados por outros profissionais, como fisioterapeutas ou quiropraxistas.