Pilates na terceira idade: conheça as vantagens

19 de novembro de 2020 0
AXIS-BLOG-Pilates-na-terceira-idade.jpg

Com o avanço da idade, o corpo se transforma profundamente e se torna mais vulnerável. Transformações que acarretam, entre outras coisas, na diminuição da força muscular, na perda de massa muscular e massa óssea, na piora da flexibilidade e da agilidade, na diminuição do equilíbrio e da coordenação motora. 

Para atenuar os riscos provocados pelo envelhecimento, é indicada a prática de uma atividade física regular e moderada que faça a manutenção do condicionamento cardio-respiratório, da força muscular e da resistência. 

Pilates na terceira idade

O Pilates é uma atividade com inúmeras vantagens para a terceira idade. Entre elas estão, a possibilidade de um convívio social muitas vezes limitado nesta fase da vida. 

Além disso, doenças comuns como a osteoporose, por exemplo, onde a fragilidade do esqueleto é muito grande aumentando o risco de traumas e lesões, podem ser tratadas através do fortalecimento de músculos das regiões da coluna e do quadril, onde normalmente a osteoporose acontece. 

Por ser uma atividade sem impacto, o Pilates também ajuda no tratamento de doenças como a artrose, artrite reumatóide e discopatias degenerativas (degeneração das vértebras e dos discos intervertebrais). 

O Pilates tem como foco principal o fortalecimento da musculatura do “centro de força”, composta pelos músculos abdominais, assoalho pélvico, diafragma e músculos da coluna lombar. 

Trabalhando esta região, problemas como dor crônica recorrente de má postura apresentam uma melhora bastante significativa. O trabalho também irá auxiliar pessoas com problemas de incontinência urinária. 

Além disso, o fortalecimento da região abdominal e estabilização da coluna, melhoram a caminhada e a agilidade ao se levantar. Exercitar o equilíbrio traz a melhora das atividades cognitivas, diminuindo os riscos de queda. 

Para isso, o Pilates faz uso de imagens corporais que antecedem o movimento, passando logo em seguida para a execução dos exercícios e agindo diretamente na reeducação postural. 

Conhecer o próprio corpo aumenta a qualidade de vida e transforma hábitos posturais cotidianos, como caminhar, levantar, se vestir e manusear objetos. Experimentar no corpo o que significa qualidade de vida e interação social é um dos maiores benefícios que o Pilates pode trazer para a terceira idade. 

 


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sua vida em equilíbrio.

Responsável técnico Unidade Alto de Pinheiros:
Dr. Eduardo Bracher CRM 66.050

Responsável técnico Unidade Itaim Bibi:
Dr. Gilson Tanaka Shinzato CRM 64.150

As informações em nosso site têm caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Unidades

Alto de Pinheiros
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 755
Próximo à Praça Panamericana e Parque Vila Lobos
Telefone: (11) 3819-7962
Whatsapp: (11) 98761-0523
Clique aqui e saiba como chegar

Itaim Bibi (Tratamento por Ondas de Choque)
R. Joaquim Floriano, 466
Ed Brascan Century Offices
10o andar – Conjunto 1006
Telefone: (11) 3071-3889
Whatsapp: (11) 97670-5464
Clique aqui e saiba como chegar

Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela