Fibromialgia: saiba mais sobre esta doença

6 de agosto de 2020 0
Fibromialgia-qual-o-tratamento-ideal-Clinica-Axis.jpg

A Fibromialgia é uma doença reumatológica de caráter crônico. Ela se caracteriza por dores difusas e migratórias, que acometem várias regiões do corpo. 

Os três principais sintomas utilizados para se firmar o diagnóstico são a presença de dor em seis de nove regiões padronizadas do corpo, sensação de fadiga e alterações do sono. Estes sintomas devem estar presentes por pelo menos três meses para que o diagnóstico possa ser considerado. 

Outros sintomas que podem acompanhar a fibromialgia são alterações de memória, dores de cabeça, sensação de edema, sufocação, formigamentos ou choques, distúrbios digestivos, incluindo diarreias ou obstipações, vertigem e fraqueza. 

Depressão psíquica e ansiedade também são condições comumente associadas à fibromialgia. 

O paciente deve ser cuidadosamente avaliado por um médico com experiência na área, que investigará eventuais causas autoimunes, infecciosas, metabólicas ou neoplásicas.

 Algumas das muitas hipóteses a serem afastadas são o Hipotireoidismo, Diabetes, Hipovitaminoses, Doença Celíaca, Mieloma Múltiplo, Doença de Paget, Lúpus, Síndrome de Sjögren, Espondilite Anquilosante, Doença de Lyme, Miosites Inflamatórias, Parkinson inicial e reações a drogas. 

O paciente deve procurar um profissional competente, que faça um histórico clínico detalhado e exame físico completo, por vezes complementado com exames laboratoriais e de imagem. 

O tratamento consiste na administração criteriosa de medicamentos, quando necessário, sempre acompanhada por medidas coadjuvantes, conforme o quadro de cada paciente, como fisioterapia, acupuntura, massoterapia, exercícios físicos, dieta e psicoterapia. 

A realização de atividades físicas leves ou moderadas, segundo a capacidade de cada paciente, é muito importante para o tratamento com sucesso da fibromialgia. 

É comum pessoas acometidas por esta afecção optarem por não realizar atividades físicas, com receio de que exercícios possam prejudicar os sintomas.

Na realidade, a falta de atividade contribui para a perpetuação da dor, ao impedir que músculos, ligamentos, tendões e ossos possam ter sua sensibilidade e seu tônus normalizados pelo movimento fortalecimento adequados.   

A falta de atividade também pode  intensificar o desânimo e a fadiga, característicos da fibromialgia

Apesar de crônica, a Fibromialgia é tratável, permitindo ao paciente uma melhora de sua qualidade de vida, mobilidade e capacidade laboral. 


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sua vida em equilíbrio.

Axis Clínica de Coluna
Registro: 925525
Diretor Técnico-Médico: Dr. Eduardo Bracher
CRM-SP: 66050
Medicina Física e Reabilitação – RQE-SP: 44909

As informações em nosso site têm caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Endereço

Alto de Pinheiros
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 755
Próximo à Praça Panamericana e Parque Vila Lobos
Telefone: (11) 3819-7962
Whatsapp: (11) 98761-0523
Clique aqui e saiba como chegar

Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela