Quiropraxia

Especialidade
Criada há mais de 100 anos nos Estados Unidos, a Quiropraxia se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de dores e outras alterações do sistema musculoesquelético (articulações, músculos, tendões e outras estruturas). Várias modalidades terapêuticas são utilizadas no tratamento, destacando-se técnicas específicas de terapia manual, em especial a manipulação ou ajustamento articular.

• A quiropraxia como profissão
  • Quem deve procurar um quiropraxista?
  • Como é o tratamento?
  • Como é a terapia manual?
  • Manipulação articular
  • Músculos
  • Inflamação e Edema
  • O que são métodos físicos
  • Qual o objetivo dos exercícios?
  • Que orientação é dada ao paciente?
  • Graston
  • Quanto tempo dura o tratamento?
  • Benefício da Quiropraxia
  • Quais são os riscos?
A quiropraxia como profissão

A Quiropraxia é uma nova profissão na área da saúde no Brasil. Criada há mais de um século nos Estados Unidos, a Quiropraxia desenvolveu-se inicialmente nos países de língua inglesa (EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália). Na última década houve uma grande expansão em diversos países, com a criação de novas faculdades na Dinamarca, Nova Zelândia e Japão. Em 2000, duas faculdades de Quiropraxia iniciaram suas atividades no Brasil, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, ambas vinculadas a centros universitários.

Quem deve procurar um quiropraxista?

As principais condições tratadas com Quiropraxia são:

• Dores na coluna vertebral;
  • Hérnia de disco e dor ciática;
  • Dores de cabeça;
  • Dores e tensão muscular;
  • Dores articulares;
  • Restrições à movimentação,

A Quiropraxia também pode ser usada com uma forma de tratamento terapêutico visando a manutenção saudável da mobilidade articular e para pacientes de todas as idades.

Como é o tratamento?

O tratamento, proposto após um exame clínico minucioso, consiste de três fases integradas:

• Terapia manual;
  • Exercícios de reabilitação;
  • Orientação.
Como é a terapia manual?

Várias técnicas foram desenvolvidas para restaurar a movimentação livre e indolor.

Manipulação articular

A manipulação ou ajustamento articular é um movimento rápido e preciso normalmente acompanhado por um estalido. Após o ajustamento observa-se diminuição da dor, relaxamento muscular e aumento da mobilidade.

Músculos

Após a localização de pontos responsáveis pela dor, são aplicadas várias técnicas para reduzir a dor e normalizar a função dos músculos acometidos.

Inflamação e Edema

Quadros dolorosos agudos (de origem recente) são acompanhados por inflamação e edema (inchaço). Nestes casos, são utilizadas técnicas suaves de mobilização e posicionamento das áreas afetadas para reduzir a dor rapidamente.

O que são métodos físicos

Aplicação de compressas frias e quentes, ultrassom e eletroterapia (ondas curtas, interferencial) tem um rápido efeito no alívio da dor.

Qual o objetivo dos exercícios?

Permanecer em atividade é uma orientação importante para pessoas com dores musculoesqueléticas. São prescritos exercícios para estabilizar e fortalecer as áreas afetadas, bem como alongamentos para aumentar a flexibilidade e diminuir a tensão muscular.

Que orientação é dada ao paciente?

Durante o tratamento são oferecidas instruções sobre como manter uma postura e atividades adequadas para evitar recorrência de dor, levando em consideração o estilo de vida de cada pessoa.

Graston

A técnica Graston é um método de mobilização instrumental assistida (IASTM, Instrument Assisted Soft Tissue Mobilization). Utiliza-se de instrumentos de aço especialmente projetados para detectar e tratar de modo eficaz áreas que apresentem restrição tecidual ou inflamação crônica. Desta maneira, atua sobre os tecidos moles, possibilitando a liberação de cicatrizes e de fibroses.

Quanto tempo dura o tratamento?

Inicialmente os pacientes são tratados uma a três vezes por semana, com redução da frequência conforme a melhora dos sintomas. É comum os tratamentos durarem entre um e quatro meses.

Benefício da Quiropraxia

O tratamento com quiropraxia procura restituir a função normal e indolor das áreas e segmentos acometidos por dor e limitação de movimento. É comum pacientes relatarem alívio da dor, redução da tensão muscular, melhora capacidade de movimento e melhor desempenho de atividades esportivas ou de vida diária.

Quais são os riscos?

Como todo método terapêutico, os tratamentos realizados por quiropraxistas têm indicações e contraindicações precisas. Quando realizado por profissionais qualificados, os riscos são muito baixos. Ao procurar um quiropraxista, certifique-se de que ele seja um membro da Associação Brasileira de Quiropraxia, formado por um curso universitário reconhecido pelo Ministério da Educação.