Nossa História


Conheça nossa história


A Axis Clínica de Coluna iniciou suas atividades em 01 de março de 1997. Os integrantes do corpo clínico eram Eduardo Bracher, médico fisiatra e quiropraxista, Eduardo Von Uhlendorff, médico ortopedista, ambos colegas da 72ª turma da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e Toni Cheri Bleggi, Quiropraxista.

Os objetivos principais eram estabelecer uma prática clínica reconhecida e uma nova opção terapêutica para o tratamento de algias vertebrais na cidade de São Paulo.


  • Conheça um pouco mais sobre nossa história
Conheça um pouco mais sobre nossa história

A inclusão de tratamento fisioterapêutico era um objetivo desde o início das atividades. A fisioterapeuta Alessandra Teixeira Rezende, graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, começou a atender na Axis em outubro de 1997 e em pouco tempo transferiu seu consultório para a Axis.

Em 2001 as fisioterapeutas Fabiana Palermo e Beatriz Calil Padis Campos começaram a atender na Axis. Com isto, deu-se início ao projeto de formar uma equipe multiprofissional integrada. Neste sentido, foram instituídas reuniões clínicas semanais sob supervisão de Eduardo e Alessandra, para discutir a evolução dos pacientes tratados conjuntamente por mais de um profissional, que são realizadas até a atualidade. Gradualmente, outros fisioterapeutas foram sendo incluídos e um corpo clínico foi sendo constituído.

A ortopedia, representada pelo Dr. Eduardo Von Uhlendorff, está presente na Axis desde o início das atividades e a quiropraxia sempre foi um dos principais focos da clínica, que teve em sua história vários quiropraxistas no corpo clínico.

Treinamento personalizado, oferecido por Educadores Físicos, é oferecido pela Axis desde o início das atividades. Aulas de yoga em grupo e individuais também são oferecidas desde 1997.

Em 1.999 o Dr. Eduardo Bracher foi convidado pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) para implantar um curso superior de quiropraxia pioneiro no Brasil. Após contatos com diversas instituições, um grupo de presidentes de quatro faculdades norte-americanas de quiropraxia colaborou com a elaboração da grade curricular. A turma inaugural iniciou suas atividades em março de 2.000 e o curso foi oferecido pela UAM em parceria com o Western States College of Chiropractic. Os primeiros bacharéis em quiropraxia do Brasil foram graduados pela UAM em julho de 2004. O Dr. Eduardo Bracher atuou como professor e consultor do programa até 2011, e a Dra. Cheri Bracher atuou como supervisora na clínica de quiropraxia da UAM entre 2004 e 2014.

Os atendimentos com Pilates e posteriormente Gyrotonic iniciaram em 2013, sob coordenação de Soraya Sabino. Foi um momento produtivo para a Axis, em que houve uma diversificação da população de pessoas que frequentavam a clínica. Agora não eram apenas pacientes com condições musculoesqueléticas, mas também pessoas que procuravam manter ou atingir uma melhora da condição física.

A vinda do Dr. Gilson Shinzato e consequente inclusão do Tratamento com Ondas de Choque em 2014 foi uma transformação importante para a clínica. Foi introduzido uma nova especialidade de tratamento com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e regenerativas que se utiliza de uma tecnologia sofisticada, e os resultados terapêuticos eficazes geram uma demanda crescente. Com o advento do Tratamento por Ondas de Choque,ampliou-se corpo clínico de médicos com o acréscimo de sete Fisiatras assistentes do IMREA / Rede Lucy Montoro do HCFMUSP, provenientes das residências de Medicina Física e Reabilitação do HCFMUSP e UNIFESP, com grande experiência e treinamento no tratamento de dores crônicas.

Em abril de 2015 a Clínca Axis, originalmente localizada à Avenida Pedroso de Moraes, 2330, mudou-se para a avenida Professor Fonseca Rodrigues, 755, localizada na mesma região do bairro de Alto de Pinheiros, na cidade de São Paulo, distante apenas 1,5km do endereço inicial. A mudança foi significativa, pois a clínica, passou a ocupar um espaço maior, em um terreno com 1.200 m 2 de área. Adicionalmente às salas de atendimento, as novas instalações incluem também com um salão onde são oferecidas aulas de Yoga, prática de meditação, aulas de atividades físicas em grupo e eventos educacionais relacionados à saúde.

Desde 2015 a prática de meditação é oferecida uma vez por semana na Axis. Trata-se de uma atividade gratuita e aberta ao público. As práticas são coordenadas por Eduardo Bracher, Sasha Hart e Ana Luiza Vilella. Neste caso, o espaço da Axis é emprestado para o Centro Shambhala de Meditação e as práticas são conduzidas de acordo com os preceitos deste centro, do qual os coordenadores são membros.

Em 2016 foi constituída a Axis Shock Wave, dedicada exclusivamente a proporcionar um local para o atendimento de pacientes com Tratamento com Ondas de Choque no bairro do Itaim.

Em 2019 Gilberto Barros, quiropraxista graduado na sétima turma de quiropraxia da Universidade Anhembi Morumbi, que havia atuado na Axis como quiropraxista entre 2012 e 2018, voltou a atender pacientes na clínica, agora através de uma parceria firmada entre a clínica Viva Quiropraxia e a Axis Clínica de Coluna.


  • Como surgiu o nome Axis?
Como surgiu o nome Axis?

Procurávamos um nome curto e ainda assim original. Buscávamos também um nome que estivesse associado ao foco principal da clínica, a coluna vertebral. Desejávamos ainda que o nome pudesse veicular a imagem alternativa de uma clínica voltada para o equilíbrio ou reequilíbrio, pois equilíbrio é um dos componentes que caracteriza a saúde e a harmonia em um organismo vivo.

Por fim, queríamos ainda que o nome nos remetesse de alguma forma à noção de movimento, evitando desta maneira a noção comumente apregoada de que a saúde, em especial a saúde da coluna, consiste em uma boa postura “estática”. Ao contrário, postulamos que a boa saúde em geral, e da coluna em particular, está associada à flexibilidade e ao movimento.

O nome “Axis” nos pareceu integrar todos estes requisitos. Enquanto a maioria das vértebras são denominadas por uma letra e um número (por exemplo, C3, T12 e L5), as duas primeiras vértebras cervicais tem nomes próprios:

A primeira vértebra, que sustenta a cabeça (C1) é também denominada Atlas, em analogia ao Titã da mitologiagrega que sustenta o mundo.

A segunda vértebra (C2), logo abaixo de Atlas, chama-se Axis. Este nome é dado a ela devido à sua morfologia peculiar. Ela tem um pilar vertical, o processo odontóide, que funciona como um eixo, em torno do qual Atlas, e consequentemente toda a cabeça, giram durante o movimento de rotação da cabeça.

Assim, o nome Axis remete à coluna vertebral, à noção de eixo e equilíbrio, e também à noção de movimento harmônico e integrado.


  • Como surgiu e o que significa o logo da Axis?
Como surgiu e o que significa o logo da Axis?

O logo da Axis surgiu no final dos anos 1990 e foi idealizado pela designer gráfica Dora Levy, tendo como princípio a mesma mensagem que procuramos transmitir com o nome Axis.

Gostaríamos de evitar reproduzir no logo a imagem de uma coluna vertebral, por vários motivos: trata-se de uma representação muito comum em quiropraxia e clínicas especializadas em coluna. Por outro lado, a representação de apenas uma parte do organismo transmitiria a mensagem oposta à imagem de integração e movimento que gostaríamos de veicular.

Assim optamos por representar uma figura humana completa – uma pessoa.

Nos deparamos então com uma outra questão: a representação da figura humana em um contexto de saúde é normalmente veiculada de forma idealizada. Uma forma humana “perfeita”, que deveríamos almejar. Esta opção, por si mesma, exclui o conceito de diversidade na saúde, tão importante para que as pessoas estejam em harmonia com seu próprio corpo, com todas as peculiaridades e idiossincrasias que lhe são características.

Gostaríamos também de representar um corpo humano em movimento, mas não um movimento exacerbado, como comumente vemos em logotipos de academias de yoga, pilates e outros. Antes, um movimento simples, comum a todos nós e característico de nossas vidas.

Assim, decidimos pela figura de uma pessoa andando, em uma marcha normal do dia-a-dia.

Procuramos uma imagem de uma pessoa comum mas claramente saudável, com um físico bem desenvolvido mas não artificialmente musculoso. Alguém com quem poderíamos nos identificar.

Dora selecionou a figura do logotipo a partir de fotografias feitas no início do século XX Edweard Muubridge (1830 – 1904) Estão entre os primeiros ensaios de análise da marcha que foram documentados e representam um homem comum, com um físico desenvolvido através do trabalho e atividades do dia-a-dia, na fase de oscilação da marcha, na qual a pessoa encontra-se equilibrada em um pé só.

Tanto a figura de uma pessoa simplesmente andando, quanto a grafia de axis em letras minúsculas procura também comunicar que nós, membros do corpo clínico da axis, somos pessoas como nossos pacientes, com quem desejamos desenvolver uma relação humana saudável, sem pretensões ou hierarquia.

Os caracteres axis estão representados deliberadamente em letras minúsculas, para conferir maior equilíbrio e uniformidade ao conjunto de letras. O nome axis está escrito sobre uma linha horizontal com um desnível, novamente representando movimento. Uma linha vertical é sobreposta ao eixo do corpo da pessoa, ligando também o espaço e entre as letras “a” e “x”, e representa o eixo, ou “axis”.



MISSÃO

Existimos para acolher e acompanhar pessoas de todas as idades com dores, restrições do movimento ou aqueles que desejam manter-se em boa forma e equilíbrio. Somos profissionais com longa experiência e formamos uma equipe multidisciplinar que utiliza diversas modalidades de tratamento para promover o bem-estar e a liberdade de movimentos. Nossos atendimentos são individualizados e feitos com atenção e cuidado, em um ambiente agradável e inspirador.



VISÃO

Desejamos nos tornar um local de excelência na reabilitação de pessoas com dor e limitações de movimentos, bem como na manutenção da saúde e do equilíbrio. Somos uma equipe experiente e atualizada, que conta com tratamentos inovadores e de eficácia comprovada para oferecer o melhor tratamento possível e conscientizar o paciente de seus cuidados e necessidades.



VALORES

O norte da nossa conduta é compreender as necessidades do paciente e proporcionar o que ele precisa. Agimos com honestidade e realismo ao transmitir os objetivos que podemos alcançar, empenhando nosso esforço pessoal para buscar os melhores conhecimentos e recursos técnicos disponíveis. Nossa equipe dedica-se a atingir, em conjunto com nossos pacientes e alunos, a melhor evolução possível em um ambiente de empatia, gentileza e cordialidade.


Confira nossas unidades





Conheça nossa equipe


A Axis conta com uma equipe multidisciplinar para que pessoas com dor e/ou limitações de movimentos possam ser atendidas e realizem o melhor atendimento em cada fase do processo de reabilitação.


Saiba Mais

Sua vida em equilíbrio.

Responsável técnico Unidade Alto de Pinheiros:
Dr. Eduardo Bracher CRM 66.050

Responsável técnico Unidade Itaim Bibi:
Dr. Gilson Tanaka Shinzato CRM 64.150

As informações em nosso site têm caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Unidades

Alto de Pinheiros
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 755
Próximo à Praça Panamericana e Parque Vila Lobos
Telefone: (11) 3819-7962
Whatsapp: (11) 98761-0523
Clique aqui e saiba como chegar

Itaim Bibi (Tratamento por Ondas de Choque)
R. Joaquim Floriano, 466
Ed Brascan Century Offices
10o andar – Conjunto 1006
Telefone: (11) 3071-3889
Whatsapp: (11) 95806-9589 
Clique aqui e saiba como chegar

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela