Quiropraxia

O que é a Quiropraxia

Criada há mais de 100 anos nos Estados Unidos, a quiropraxia se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de dores e outras alterações do sistema músculo-esquelético (articulações, músculos, tendões e outras estruturas). Várias modalidades terapêuticas são utilizadas no tratamento, destacando-se técnicas específicas de terapia manual, em especial a manipulação ou ajustamento articular.

A Quiropraxia como profissão

A quiropraxia é uma nova profissão na área da saúde no Brasil. Criada há mais de um século nos Estados Unidos, a quiropraxia desenvolveu-se inicialmente nos países de língua inglesa (EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália). Na última década houve uma grande expansão em diversos países, com a criação de novas faculdades na Dinamarca, Nova Zelândia e Japão. No ano 2000, duas faculdades de quiropraxia iniciaram suas atividades no Brasil, em São Paulo e no Rio Grande do Sul - ambas vinculadas a centros universitários.

A Federação Mundial de Quiropraxia é oficialmente reconhecida pela Organização Mundial de Saúde.

Quem é que deve procurar um Quiropraxista?

As principais condições tratadas com quiropraxia são:

• Dores na coluna vertebral
• Hérnia de disco e dor ciática
• Dores de cabeça
• Dores e tensão muscular
• Dores articulares
• Restrições à movimentação

Como é o tratamento?

O tratamento, proposto após um exame clínico minucioso, consiste de três fases integradas:

• Terapia manual e métodos físicos
• Exercícios de reabilitação
• Orientação

Como é a terapia manual?

Várias técnicas foram desenvolvidas para restaurar a movimentação livre e indolor.

Manipulação Articular

A manipulação ou ajustamento articular é um movimento rápido e preciso, normalmente acompanhado por um estalido. Após o ajustamento observa-se diminuição da dor, relaxamento muscular e aumento da mobilidade.

Músculos

Após a localização de pontos responsáveis pela dor, são aplicadas várias técnicas para reduzir a dor e normalizar a função dos músculos acometidos.

Inflamação e Edema

Quadros dolorosos agudos (de origem recente) são acompanhados por inflamação e edema (inchaço). Nestes casos, são utilizadas técnicas suaves de mobilização e posicionamento das áreas afetadas para reduzir a dor rapidamente.

O que são métodos físicos?

Aplicação de compressas frias e quentes, ultra-som e eletroterapia (ondas curtas, interferencial) tem um rápido efeito no alívio da dor.

Qual o objetivo dos exercícios?

Permanecer em atividade é uma orientação importante para pessoas com dores músculo-esqueléticas. São prescritos exercícios para estabilizar e fortalecer as áreas afetadas, bem como alongamentos para aumentar a flexibilidade e diminuir a tensão muscular.

Que orientação é dada aos pacientes?

Durante o tratamento são oferecidas instruções sobre como manter uma postura e atividades adequadas para evitar recorrência de dor, levando em consideração o estilo de vida de cada pessoa,

Graston

A técnica Graston é um método de mobilização instrumental assistida (IASTM, Instrument Assisted Soft Tissue Mobilization). Utiliza-se de instrumentos de aço especialmente projetados para detectar e tratar de modo eficaz áreas que apresentem restrição tecidual ou inflamação crônica. Desta maneira, atua sobre os tecidos moles, possibilitando a liberação de cicatrizes e de fibroses.

Quanto tempo dura o tratamento?

Inicialmente os pacientes são tratados uma a três vezes por semana, com redução da freqüência conforme a melhora dos sintomas. É comum os tratamentos durarem entre um e quatro meses.

Quais são os riscos?

Como todo método terapêutico, os tratamentos realizados por quiropraxistas tem indicações e contra-indicações precisas. Quando realizado por profissionais qualificados, os riscos são extremamente reduzidos. Ao procurar um quiropraxista, certifique-se de que ele seja um membro da Associação Brasileira de Quiropraxia, formado por um curso universitário com no mínimo quatro anos de duração.

Maiores informações:

Responsável Clínico: Dr. Eduardo Sawaya Botelho Bracher CRM 66.050

© 2006 - 2016 - Axis Clínica - Clínica de Coluna - Alto de Pinheiros - São Paulo - Todos os direitos reservados